Adolescente australiana faz ‘geração 2000’ estrear em Grand Slam

Por DANIEL CASTRO

Preparado para se sentir velho?

A australiana Destanee Aiava, 16, tornou-se nesta segunda (16) a primeira pessoa nascida nos anos 2000 a disputar uma partida na chave principal de um Grand Slam.

A adolescente da geração pós-bug do milênio, atual número 273 do ranking, recebeu convite para participar do Aberto da Austrália após vencer um torneio local. Ela foi derrotada na estreia em Melbourne pela alemã Mona Barthel, 26, por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6).

Após a partida de 91 minutos e que lhe rendeu 50 mil dólares australianos, a tenista disse que se divertiu em quadra, mas que não ficou satisfeita com o seu desempenho.

“Foi muito divertido jogar com toda a multidão me apoiando. Foi uma experiência muito boa. Eu joguei bem, mas acho que poderia ter feito melhor. Tive muitas chances, mas não aproveitei. Vou trabalhar muito mais nisso”, afirmou em entrevista coletiva.

Des, como gosta de ser chamada, tem menos da metade da idade de Serena Williams, 35, e é fã da norte-americana, com quem se encontrou na preparação para o torneio. “Ela me disse para sonhar grande, que você conseguirá feitos grandes. Ela é uma boa pessoa”, contou.

Treinada por sua mãe, Rosie, uma ex-jogadora de rúgbi da Samoa Americana, a australiana começou no futebol —o pai é professor de MMA. Ao jornal australiano “The Age”, ela explicou que não deu certo nos gramados porque não gostava de passar a bola para as companheiras. A solução foi partir para um esporte individual.

Por ironia, agora sua chance de avançar em Melbourne está na chave de duplas. Ao lado da compatriota Alicia Smith, ela estreia contra as americanas Lauren Davis e Megan Moulton-Levy, ainda sem data definida.

Mesmo se conquistasse o título do torneio de simples, Destanee Aiava não seria a campeã de Grand Slam mais jovem da história. A dona do feito é a suíça Martina Hingis, que em 1997 levou o Aberto da Austrália com 16 anos e 117 dias. A australiana completará 17 anos em 10 de maio.

Serena Williams e Destanee Aiava conversam durante treino na Austrália
Serena Williams e Destanee Aiava conversam durante treino na Austrália (Mark Baker – 12.jan.2017/Associated Press)