Supremacia da elite do tênis em Masters está sob ameaça

Por DANIEL CASTRO

Desde 2009*, o chamado “big four” do tênis venceu 64 dos 72 (89%) Masters 1.000 disputados. Dos últimos 36 eventos desse nível, 33 (92%) tiveram Novak Djokovic, Rafael Nadal, Roger Federer ou Andy Murray como campeões.

O domínio da elite impressiona, mas pode estar com os dias contados. A temporada 2017 dos Masters, que começa nesta quinta (9), com o torneio de Indian Wells, dá indícios de que será mais equilibrada do que as anteriores.

Os quatro maiores nomes do esporte na atualidade sofreram derrotas surpreendentes nos dois primeiros meses do ano. No Aberto da Austrália, Djokovic perdeu para Denis Istomin, então 117º do ranking, e Murray, para Mischa Zverev, na época o 50º.

Na semana passada, Federer caiu diante de Evgeny Donskoy (116º) na segunda rodada em Dubai, e Nadal foi derrotado na final de Acapulco por Sam Querrey (40º). Djokovic voltou a perder, desta vez para Nick Kyrgios (17º), nas quartas de final do evento mexicano.

O britânico é quem mais mostra consistência, mas mesmo ele precisou salvar match-points para passar por Philipp Kohlschreiber nas quartas de final antes de ser campeão no torneio asiático.

Os Masters de Indian Wells e de Miami, que têm chaves quase do tamanho das de um Grand Slam, prometem ser quentes. Djokovic, Nadal e Federer foram sorteados no mesmo quadrante do torneio da Califórnia. A seção ainda conta com Kyrgios, Alexander Zverev e Juan Martín del Potro.

Sérvio e argentino podem se enfrentar na terceira rodada. O reencontro entre espanhol e suíço após a épica final em Melbourne tem chances de acontecer logo nas oitavas. Seria o duelo mais precoce entre eles desde o primeiro dos 35 confrontos, na terceira rodada de Miami-2004 (vitória de Nadal, então com 17 anos).

O Masters 1.000 de Indian Wells terá transmissão do SporTV 3, a partir das 16h desta quinta. Os cabeças de chave estreiam no fim de semana, e o torneio vai até o outro domingo (19).

QUEM VENCEU ALÉM DO ‘BIG FOUR’

Nikolay Davydenko – Xangai 2009
Ivan Ljubicic – Indian Wells 2010
Andy Roddick – Miami 2010
Robin Soderling – Paris 2010
David Ferrer – Paris 2012
Stan Wawrinka – Monte Carlo 2014
Jo-Wilfried Tsonga – Canadá 2014
Marin Cilic – Cincinnati 2016

* Foi o ano de estreia do formato Masters 1.000 na ATP. Até então esses torneios eram chamados de Master Series, e antes disso outras nomenclaturas foram usadas. O domínio de Federer e Nadal no circuito é ainda mais antigo, mas aqui optei por utilizar o marco de 2009 como referência.