Federer e Nadal terão encontro mais precoce desde o primeiro, em 2004

Por DANIEL CASTRO

A 36ª edição do clássico entre Roger Federer e Rafael Nadal, pelas oitavas de final do Masters 1.000 de Indian Wells (por volta das 21h desta quarta*), será a mais precoce em 13 anos. Desde 2004, os dois não se encontravam tão cedo em um torneio.

O primeiro jogo entre eles ocorreu na terceira rodada do Masters de Miami daquele ano —vitória do espanhol, então com 17 anos e 34º do ranking, por duplo 6/3. Depois disso vieram mais 34 confrontos, sendo 22 finais, nove semis, duas quartas e uma partida na fase de grupos do ATP Finals.

O último embate, impossível esquecer, foi a épica final do Aberto da Austrália, em janeiro, com vitória do suíço em cinco sets.

Quis o ranking atual de ambos e o sorteio da chave de Indian Wells que eles tivessem seus caminhos cruzados precocemente desta vez. Federer ocupa a décima posição, e Nadal, a sexta. Portanto, estão sujeitos a duelarem a partir das oitavas de final.

Aos 35 anos, o maior vencedor de Grand Slams da história está embalado pelo seu 18º título desse nível. Em 2017, ele acumula 10 vitórias e uma derrota surpreendente, para o russo Evgeny Donskoy nas oitavas de Dubai.

Seu maior rival tem retrospecto de 14 vitórias e três derrotas no ano, sendo duas em finais (Aberto da Austrália e Acapulco, para Sam Querrey) e uma nas quartas de Brisbane, para Milos Raonic.

Ambos se mostram recuperados das lesões sofridas no ano passado e aproveitam a instabilidade de Novak Djokovic e Andy Murray para figurarem como os dois melhores tenistas da temporada até o momento.

Pelas oitavas ou decidindo o título, não importa. Quando eles estão em quadra, todos podem assistir a mais um capítulo da história do tênis.

* Foi publicado inicialmente que o jogo terá transmissão do SporTV 3. A informação foi divulgada pela própria emissora durante a transmissão desta terça (14). Até as 14h desta quarta, porém, não havia confirmação de que a partida será exibida. Segundo o site do canal, às 21h40 está prevista a transmissão de jogo da Copa do Brasil.