Tenista argentino do top 100 é suspenso por manipulação de resultados
O tenista argentino Nicolás Kicker, 25, foi suspenso preventivamente após ter sido considerado culpado em acusações de manipulação de resultados, informou a Unidade de Integridade do Tênis (TIU, na sigla em inglês) nesta quinta (24).
O órgão anticorrupção do esporte afirmou que Kicker forjou resultados em dois torneios de nível challenger: em Padova, na Itália, em junho de 2015, e em Barranquilla, na Colômbia, em setembro do mesmo ano. Não foram divulgados detalhes de como teria ocorrido a manipulação.
Segundo a TIU, o argentino também é culpado por não ter denunciado a proposta que recebeu para fraudar placares e por não cooperar com a entidade na investigação.
No evento italiano, ele perdeu na primeira rodada para o sul-coreano Lee Duck-hee por 2 sets a 0 (6/1, 6/2). Na competição colombiana, a derrota na estreia foi para o equatoriano Giovanni Lapentti, por 2 sets a 1 (2/6, 6/2 e 7/5).
Nesta última, apostas a favor de Kicker em sites passaram a pagar muito mais após ele ganhar o primeiro set, o que sugere que sua derrota era esperada por um grupo de pessoas, mesmo que nada em quadra indicasse isso.
Após perder para Lapentti, o argentino recebeu mensagens com xingamentos de apostadores, que tiveram repercussão na época.
Kicker, que chegou à terceira rodada do Aberto da Austrália deste ano, é atualmente o número 84 do ranking. Ele tornou-se o jogador mais bem ranqueado a ser apontado como culpado em um caso de manipulação de partidas no momento da suspensão, segundo o The New York Times.
A punição do atleta ainda será anunciada pela TIU, mas ele já está suspenso preventivamente e não pode nem entrar em eventos de tênis chancelados pelas principais entidades do esporte.