Federer deixa Nike e surpreende em Wimbledon com marca japonesa
A entrada do atual campeão em quadra para o primeiro jogo da quadra central de Wimbledon é um dos vários momentos tradicionais do mais tradicional torneio do Grand Slam. Nesta segunda-feira (2), porém, quando Roger Federer, 36, pisou no maior templo do tênis, uma outra tradição se quebrava.
O suíço apareceu trajado com roupas da sua nova patrocinadora, a Uniqlo. A empresa multinacional japonesa, que nos últimos anos se expandiu e espalhou lojas de departamento pelo mundo, substitui a Nike, que vestiu Federer por toda a sua carreira profissional, iniciada em 1998.
Em junho, quando a imprensa suíça noticiou a possibilidade da mudança de fornecedora de material, o tenista confirmou que o contrato com os americanos havia acabado em março, mas deixou o futuro em aberto.
Enquanto continuava usando roupas com o famoso logotipo RF, criado pela Nike e sucesso mundial de vendas, ele ganhava tempo. No domingo, deu entrevista de blazer e camisa e treinou com uma camiseta da Laver Cup, evento do qual é dono.
Tudo para deixar o mundo do esporte boquiaberto com a sua entrada em quadra nesta segunda. Não pela mudança, que já era esperada, mas pela forma como ela foi anunciada. Sem vazamentos, de supetão, mas com a classe habitual do vencedor de 20 Slams.
O dia marca o fim de uma das mais conhecidas relações entre atleta e marca e também o início de uma nova, voltada principalmente para o mercado asiático. A Uniqlo patrocina também o principal tenista japonês, Kei Nishikori.
Segundo a revista Forbes, o último contrato de Federer com a Nike valia US$ 10 milhões anuais (R$ 38 milhões). A imprensa suíça falava em US$ 30 milhões (R$ 115 milhões) ao noticiar as negociações do tenista com os japoneses. A empresa não revelou valores nem o tempo de contrato.
O tenista afirmou em entrevista após a partida que espera chegar a um acordo com a antiga parceira para adquirir o direito de usar o logo com as suas iniciais, as mais famosas do tênis, nos seus novos produtos.
Especulações monetárias à parte, deve levar algum tempo para que o público, em especial os fãs do suíço, se acostume ao seu novo visual. Em Wimbledon, o impacto da nova vestimenta é até menor, pela exigência do traje branco da cabeça aos pés.
Os tênis de Federer, aliás, ainda eram da Nike nesta segunda. É possível que assim permaneçam, já que a Uniqlo não tem uma linha específica para a modalidade. Quando foi patrocinado pela marca japonesa, Novak Djokovic permaneceu calçando Adidas, sua antiga fornecedora de material.
Dentro de quadra, o oito vezes campeão de Wimbledon fez o que dele se esperava e derrotou o sérvio Dusan Lajovic com tranquilidade, por 3 sets a 0 (6/1, 6/3 e 6/4). Já no mundo dos negócios, Federer acaba de provocar algum alvoroço.