Federer leva virada incrível de sul-africano e cai nas quartas de Wimbledon
Após vencer 34 sets seguidos em Wimbledon, Roger Federer perdeu 3, diante do sul-africano Kevin Anderson, e foi eliminado nas quartas de final do torneio.
Nesta quarta-feira (11), o suíço de 36 anos abriu vantagem de 2 a 0 contra Anderson, 32, igualando seu próprio recorde de invencibilidade de sets na grama inglesa. A contagem considera também a última edição do evento, que ele venceu.
Na terceira parcial, Federer chegou a ter um match point no saque do adversário, mas não conseguiu fechar o jogo e viu o sul-africano se recuperar em partida que parecia destinada a terminar com uma vitória tranquila do cabeça de chave número um.
O triunfo acabou nas mãos do sul-africano e não teve nada de tranquilo. Após quatro horas e 14 minutos de confronto contra o oito vezes campeão do torneio, Anderson concretizou a virada e fechou a partida por 3 sets a 2 (2/6, 6/7, 7/5, 6/4 e 13/11).
O último set, com a perspectiva de se estender sabe-se lá por quanto tempo (em Wimbledon não há tiebreak para definir a última parcial), teve momentos de drama e fez a torcida, majoritariamente favorável ao suíço, sofrer ao ver seu favorito flertar mais e mais com a eliminação precoce.
Essa é a primeira vez desde 2013 que ele perde antes das semifinais do Slam britânico. Naquele ano, caiu diante do ucraniano Stakhovsky na segunda rodada. Depois, foi derrotado em duas decisões pelo sérvio Novak Djokovic e caiu nas semis de 2016, contra o canadense Milos Raonic. No ano passado, voltou a vencer o torneio.
Na reta final da partida, os dois tenistas confirmavam seus saques com certa facilidade e não pareciam capazes de ameaçar o serviço do adversário, por competência do rival e também pelos erros que, desgastados, cometiam.
Parecia que o primeiro a demonstrar instabilidade em seu saque perderia o duelo, e foi isso que aconteceu. Quando sacava em 11-11, Federer cometeu uma dupla falta e, no ponto seguinte, foi quebrado por Anderson. O sul-africano confirmou o serviço na sequência para confirmar a vitória mais impressionante da sua carreira.
Oitavo colocado do ranking, Kevin Anderson, 2,03 m, é o atual vice-campeão do Aberto dos EUA e chega pela primeira vez às semifinais de Wimbledon. Ele enfrentará John Isner em um duelo de gigantes, já que o americano tem 2,08 m.
Na outra semifinal, Djokovic e Rafael Nadal, que venceu Juan Martín Del Potro também em batalha de 5 sets (quatro horas e 48 minutos), farão uma partida que já nasce com grande expectativa. O espanhol não vai à final de Wimbledon desde 2011, quando perdeu justamente para o sérvio. Este, por sua vez, ganhou o torneio pela última vez em 2015.