Duas mãos já não contam os títulos de Rafael Nadal em Monte Carlo
A versão 2018 de Rafael Nadal no saibro, tal como as anteriores, tem se mostrado impiedosa. Neste domingo (22), ao vencer o japonês Kei Nishikori por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2), ele conquistou o seu 11º título do Masters 1.000 de Monte Carlo.
O espanhol de 31 anos é o primeiro homem a faturar mais de uma dezena de troféus do mesmo torneio na era aberta. No ano passado, ele já havia sido pioneiro ao chegar a dez títulos em Monte Carlo, Barcelona e Roland Garros.
Duas mãos não bastam para contar as conquistas do número um do mundo no principado e tudo indica que nas próximas semanas não darão mais conta das suas glórias no torneio espanhol e no Grand Slam francês.
Nadal ficou mais de dois meses sem atuar entre o Aberto da Austrália, quando, lesionado, abandonou partida de quartas de final contra Marin Cilic, e o duelo diante da Alemanha na Copa Davis, no início de abril.
Desde então, ele bateu adversários de diferentes estilos e níveis. Não perdeu nenhum set. Nos cinco jogos em Monte Carlo, cedeu apenas 21 games —em nenhum jogo foram mais do que cinco.
Quando enfrentou Dominic Thiem nas quartas, apresentou sua performance mais impressionante. O austríaco, apontado como o maior adversário de Nadal no saibro na atualidade, foi derrotado por constrangedores 6/0 e 6/2.
Se havia dúvidas sobre como o espanhol voltaria para a sua época favorita do ano, a primeira resposta foi claríssima, ainda que ele não tenha repetido o que fez contra Thiem diante de Dimitrov na semi e Nishikori na final.
O austríaco pode elevar seu jogo (como em Roma no ano passado), Djokovic apresentou sinais positivos e Wawrinka e Del Potro ainda não deram as caras no piso lento. Mesmo assim, se o corpo do espanhol se comportar bem é difícil imaginar que alguém possa derrotá-lo nos seus quintais (sim, são muitos).
Nadal no saibro em 2018
Copa Davis
Philipp Kohlschreiber – 6/2, 6/2, 6/3
Alexander Zverev – 6/1, 6/4, 6/4
Monte Carlo
Aljaz Bedene – 6/1, 6/3
Karen Kachanov – 6/3, 6/2
Dominic Thiem – 6/0, 6/2
Grigor Dimitrov – 6/4, 6/1
Kei Nishikori – 6/3, 6/2